Está com Sede? Veja 9 Tipos de Água que Você Pode Beber

Está com Sede? Veja 9 Tipos de Água que Você Pode Beber

Você sabia que existem 9 tipos de água que você pode beber para matar a sua sede. Conheça agora os 9 tipos da bebida mais saudável que existe para a saúde.

Confira!

Para aqueles que não têm o hábito de beber água, saiba que acrescentar o consumo de água em sua rotina pode ser bastante benéfico, não apenas para saúde, como também para a definição física do corpo.

Para a saúde, a água contribui para:

  • Prevenção de doenças;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção de excesso de líquidos e gorduras retidas nas células;
  • Renovação dos tecidos celulares;
  • Combater celulites, acnes e estrias;
  • Melhora o fluxo digestivo;
  • Ajuda melhorar e limpar a circulação sanguínea;
  • Combate cálculos renais e no fígado;
  • Resistência física;
  • Ajuda a melhorar a aparência e também a saúde da pele;
  • Ajuda a melhor transportar os nutrientes para o organismo;

Já para quem pratica atividades físicas, moderadas ou intensas, água também é importante para manter um nível de hidratação adequada no organismo, e equilibrar os níveis de temperaturas corporais, principalmente depois dos exercícios praticados.

Isso faz com que o atleta consiga uma recuperação de seu desgaste físico de maneira muito mais eficiente.

O recomendado é que se beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Sabendo de todos os benefícios dessa incrível bebida, iremos conhecer agora os 9 tipos de água consumidas no mundo todo.

  • Água de torneira
  • Água mineral
  • Água glacial ou água de nascente
  • Água gaseificada
  • Água Destilada
  • Água purificada
  • Água infundida ou saborizada
  • Água alcalina
  • Água de poço

Veja cada um desses tipos, e se são benéficos para saúde

Água de torneira

A água de torneira é a que conhecemos como água encanada, onde preenche um copo o líquido com a água que sai das torneiras principalmente de pias de cozinha. É bastante comum em diversos lugares do mundo que as pessoas peçam um copo d’água da torneira para matar a sede.

Vantagens

Embora haja grande de preocupação com a falta de segurança, ou com possíveis substâncias que estejam presentes neste tipo de água, a verdade é que água da torneira é bastante segura para consumir. Existem diversos países que usam substâncias benéficas para a água de torneira, uma delas é o flúor.

Contras

Nem sempre é possível impedir que substâncias nocivas, como por exemplo resíduos de pesticidas, ou chumbo, e até mesmo alumínio possam contaminar a água durante o abastecimento.

Por isso, é importante realizar tratamentos no abastecimento de água. Uma boca dica é adquirir um sistema de filtragem caseira para uma purificação da bebida.

- Anúncio -

Água mineral

Coletada por meio de uma fonte mineral, esse tipo de água é o que mais oferece benefícios para saúde. Como o próprio nome já diz, a água mineral é rica em minerais essenciais para nossa saúde. Entre estes minerais, podemos incluir o enxofre, cálcio e o magnésio.

Vantagens

A água mineral traz benefícios excelentes para a saúde, já que a bebida é uma rica fonte de minerais e fornece estes compostos que o organismo não consegue criar por si só.

Ela também é excelente para nossa saúde digestiva, além de ser refrescante e saborosa.

Contras

O custo é uma das desvantagens de adquirir água mineral. Por ser uma água rica em minerais essenciais, a bebida oferece um custo a mais do que os outros tipos de água.

Água glacial ou água de nascente

Águas de nascentes são os tipos de água coletadas em sua nascente, ou seja, na fonte onde elas fluem. Já as águas glaciais são coletadas através das geleiras, que também fazem parte de uma fonte original de coleta de água.

Vantagens

Teoricamente, tanto a água de nascentes como a água glaciais são totalmente livres de substâncias tóxicas. Esses tipos de água também contam com alguns dos mesmos minerais que compõe a água mineral, da qual mencionamos acima.

Contras

Além do alto custo de aquisição, embora seja dito que a água das nascentes ou das geleiras sejam totalmente livres de substâncias prejudiciais à saúde, esses tipos de água não são filtradas ou testadas, podendo oferecer riscos para o organismo.

Isso ocorre porque elas são ingeridas em sua forma original. Da maneira que são coletadas, são consumidas.

Água gaseificada

Também conhecida como água com gás, para que a água se torne uma bebida gaseificada, ela é infundida com dióxido de carbono durante a aplicação de pressão.

Vantagens

Uma das vantagens da água com gás é que ela pode oferecer a mesma ‘refrescância’ que um refrigerante, sem conter o alto teor de açúcar que os refrigerantes contêm.

Contras

Embora haja alguns minerais importantes presentes na água gaseificada, as poucas quantidades desses minerais não são suficientes para que a água gaseificada seja considerada uma bebida benéfica para nossa saúde.

Isto é, quando comparada com a água com gás, outros tipos de água, tais como a água de torneira ou água mineral são mais saudáveis do que a água gaseificada.

Água destilada

A água destilada é coletada através da destilação do vapor que, quando é condensado, volta para o seu estado líquido

Vantagens

Esse tipo da bebida é uma excelente opção em caso de contaminação local da água.

Contras

Esse tipo de água não contém nenhum mineral essencial presente em sua composição. Por isso não é recomendada para ingestão.

Água purificada

A água purificada, como diz o nome, é uma bebida totalmente livre de substâncias nocivas para o organismo.  Esse tipo de água é potável ou subterrânea e não contém nenhuma substância adicionada em sua composição. Isso faz com que a ingestão da água purificada seja totalmente segura.

Vantagens

Da mesma forma que a água destilada, a bebida purificada é livre de substâncias nocivas e não oferece riscos para a saúde.

Muitos países realizam o processo de purificação de água da torneira, o que faz com que o consumo da água encanada também não ofereça riscos para a saúde.

Contras

De modo que a água purificada perde algumas de suas substâncias no processo de purificação, alguns compostos benéficos também serão eliminados da bebida, um deles o flúor, importante para a prevenção da cárie dentária.

Além disso, a instalação de um sistema de purificação de água caseiro pode oferecer altos custos de instalação e manutenção.

Água infundida ou saborizada

A água saborizada é um tipo de água adoçada com aromas naturais, como por exemplo algumas frutas, ou através de adoçantes artificiais ou açúcar industrializado.

Diferente dos tipos de água comuns, entre eles a água de torneira, ou água da fonte, a água saborizada contém sabores.

Vantagens

Existem diversas alternativas para tornar a água saborizada. Caso você opte por um sabor natural, a grande dica é acrescentar rodelas de limão no copo d’água. Por ter um sabor forte e característico, o limão pode oferecer um sabor especial à água.

Contras

Deve-se tomar cuidado com água saborizada com sabores artificiais, entre eles o açúcar industrializado ou adoçantes artificais. Para aqueles que sofrem com diabetes, esses tipos de adoçantes oferecem riscos à saúde.

Água alcalina

A água alcalina é um tipo de água mais elevado de pH do que a água que costumamos beber, principalmente a água de torneira. Além disso, esse tipo de água também contém alguns minerais de níveis alcalinos.

Vantagens

Por ter um nível mais elevado de pH, acredita-se que essa água pode auxiliar na neutralização do ácido de nosso corpo, ajudando desta forma a desacelerar principalmente o processo de envelhecimento. É dito também que essa água pode agir também na prevenção de doenças causadas pela oxidação no organismo, entre elas o câncer.

No entanto, não existem comprovações científicas suficiente para confirmar a existência destes benefícios citados.

Contras

Embora a água alcalina seja uma bebida que não oferece riscos, e segura para beber, por neutralizar o ácido do corpo, ela pode também neutralizar o ácido do estômago. E o resultado disso pode ser a diminuição para matar bactérias nocivas do fluxo digestivo.

Quando consumida em excesso, ela pode provocar alcalose metabólica, cujo sintomas são náuseas e vômitos.

Água de poço

A água do poço é aquela famosa água onde se coleta com um poço artesiano.

Vantagens

Caso você more em uma área onde estes poços são abundantes, o acesso a água de poço é mais simples do que em áreas onde não existem poços suficiente para a coleta da água.

Contras

Por ser uma água coletada do fundo da terra, e pelo fato de não tratada, existe um grande risco de essa água trazer contaminações. Essas contaminações podem ocorrer através de agentes nocivos presentes no líquido.

Isso faz com que o indivíduo que beba água do poço esteja mais susceptível a doenças e infeções.

Por isso, uma recomendação é ferver a água antes de toma-la para que não haja risco de contaminações.

Estes são os diversos tipos de água que existem para matar a sede. O mais importante é saber qual melhor tipo para poder aproveitar os benefícios da bebida mais natural do planeta.

Sabendo utilizar e consumir a água de maneira correta, ela trará diversos benefícios para seu corpo e saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here