Dicas Para Adotar Hábitos Alimentares Saudáveis em 2019

Dicas Para Adotar Hábitos Alimentares Saudáveis em 2019

Alimentação consciente não significa apenas incluir legumes, verduras, cereais e frutas na sua dieta. Alimentação consciente também é questão de autoconhecimento e atitudes responsáveis para não desperdiçar nada.

Quer aproveitar o poder de uma alimentação consciente para além da nutrição? Conheça nossas dicas para adotar hábitos saudáveis e mudar totalmente a sua relação com a comida. Boa leitura!

Evite Processados e Industrializados para ter uma Alimentação Consciente

Até pouco tempo atrás, não havia nenhum problema em você comer alimentos processados e industrializados. Se era gostoso, já estávamos comendo. Porém, essa realidade mudou e atualmente estamos bem mais preocupados em ter uma alimentação mais saudável e com consumos orgânicos.

Já ficou bem claro que os alimentos naturais são os melhores para serem consumidos. Porém, quando um alimento passa por procedimentos para que ele dure mais de um ano, é preciso uma quantia grande de conservantes.

Farinha branca, açúcar branco, refrigerante, gordura hidrogenada, gordura trans, embutidos, margarinas, enlatados e sucos industrializados. Esses são os principais alimentos quando nos referimentos a processados e industrializados. A dica é descascar mais e desembalar menos.

Dedique um Tempo Apenas para a Refeição

Essa é uma das regras principais para caso você queira aderir uma alimentação consciente. Sente-se a mesa e saboreie o alimento. Tente prestar atenção apenas na comida, não fique no celular ou fazendo outras coisas enquanto você come.

Além disso, mastigue bem e coma devagar. Isso faz com que o seu corpo fique mais saciado e você não coma além da conta.

Coma Apenas Quando Eestiver com Fome

Você come por fome ou será que é apenas gula? Quando estamos com fome, bate aquela moleza, o estômago ronca e dá até tontura. Já a gula é quando você está com vontade de comer determinados alimentos, como salgados e doces.

Sabe como você pode diferenciar isso? Beba um copo de água. Se você não pensar mais na comida, era apenas gula. Além disso, não almoce 12h apenas porque essa era a hora do almoço. Coma no horário em que o seu corpo pedir.

Deixe o Seu Prato Mais Colorido

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é importante ter pelo menos cinco porções de legumes, frutas e verduras nas nossas refeições diárias. O recomendado é que pelo menos cinco cores diferentes façam parte desses alimentos.

Dessa forma, um prato bem colorido oferece mais vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes, dentre outros nutrientes. Cada cor possui suas propriedades específicas e quanto mais forte for a cor do alimento, mais nutrientes ele oferecerá para você.

Beba Água

Ter uma alimentação consciente não consiste em cuidar apenas das refeições. É importante beber água. Para isso, tenha sempre uma garrafinha de água perto de você para que você esteja sempre mantendo o seu corpo hidratado.

Caso precise de uma ajuda extra para conseguir ingerir a quantidade de água ideal para o seu corpo por dia, conte com o auxílio de aplicativos. Há vários aplicativos que você pode baixar para que ele notifique você de beber água. O recomendado geral é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Substitua o Refrigerante por Bebidas Mais Saudáveis

Muitas pessoas sabem que refrigerante não é uma bebida saudável, mas mesmo assim continuam consumindo. Se você quer ter uma alimentação consciente, procure outras bebidas mais saudáveis para ingerir ao invés do refrigerante.

Por exemplo, você pode tomar chás quentes, gelados, puros ou misturados. Pode tomar suco da fruta natural ou até mesmo vitaminas (bebidas vegetais mais frutas). Sua saúde vai agradecer.

Inclua Integrais e Gorduras Boas na sua Dieta

Alimentos integrais ricos em fibras, como vegetais, frutas e sementes são fundamentais para o nosso sistema digestivo. Além disso, esses alimentos mantém o nosso nível de açúcar no sangue equilibrado.

Já as gorduras boas, como os peixes, óleos vegetais e abacates nos dão energia e cuidam da manutenção do nosso coração. Isso reduz a chance de termos doenças cardiovasculares.

Agora você sabe o que precisa fazer para ter uma alimentação consciente. Que tal começar a mudança de hábitos hoje mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here