7 Sinais e Sintomas de que Você Está em Cetose

7 Sinais e Sintomas de que Você Está em Cetose

Com a preocupação cada vez maior das pessoas em perder peso e se manterem saudáveis, diversas novas dietas surgem por aí com promessas de inúmeros benefícios.

Entre elas, a dieta cetogênica tem se tornado bastante popular pelos excelentes resultados comprovados que promove na vida das pessoas.

Se você seguir a dieta cetogênica da maneira correta, o seu corpo então entrará no estado metabólico de cetose.

O estado de cetose é quando há uma redução nos níveis de carboidratos e de insulina no organismo, e o corpo começa a utilizar as gorduras como fonte de combustível/ energia.

As mudanças e as adaptações fisiológicas que o corpo sofre fazem com que o fígado comece a produzir cetonas, que serão usadas como fonte energética para o cérebro.

A grande preocupação de quem faz a dieta cetogênica é saber se já entrou ou não em estado de cetose, o que significa que a perda de peso será efetiva.

Para saber se você está em cetose, existem alguns sinais e sintomas comuns que indicam esse estado, sejam eles positivos ou negativos.

Pensando em ajudar você que está com dúvida sobre o assunto, resolvi trazer esse artigo com informações importantes.

Aprenda agora 7 sinais e sintomas de que você está em cetose.

Cetose: como saber se você está nesse estado?

1- Você apresenta mau hálito

O mau hálito é um dos primeiros sinais de que alguém atingiu o estado total de cetose, pois ele é causado pelos altos níveis de cetona no organismo.

Todas as dietas com baixo teor de carboidratos, seja ela a cetogênica, paleo, Atkins ou Dukan, apresentam esse efeito colateral em comum, com a respiração/hálito com cheiro frutado.

O que causa realmente o mau hálito é uma cetona específica, a acetona, que é excretada pelo organismo tanto pela urina quanto pelas vias respiratórias.

Apesar de poder causar um certo incômodo em quem faz dieta cetogênica, principalmente por conta da vida social, o mau hálito é um ótimo sinal de que a sua dieta está fazendo efeito.

Para resolver o problema, você pode fazer uso de pastilhas ou chicletes sem adição de açúcar, bem como escovar os dentes mais vezes por dia.

- Anúncio -

2- Você apresenta altos níveis de cetona no sangue

Quando alguém quer saber se está em cetose, um dos principais sinais é a quantidade de cetonas no sangue, ao mesmo tempo em que há uma redução dos níveis de açúcar e insulina.

A boa notícia é que a medição dos níveis de cetonas séricas pode ser feita na sua própria casa, com apenas uma picada simples no dedo para retirar o sangue e testá-lo no aparelho medidor próprio para essa finalidade.

Os kits de testes de cetonas no sangue nem sempre são muito em conta quanto aos preços, por isso não vale a pena fazer a medição todos os dias.

Com uma boa procura pela internet, entretanto, você pode achar alguns kits que estejam mais de acordo com o seu bolso.

A medição dos níveis de cetona no sangue é feita através do cálculo do beta-hidroxiburitato (BH), um dos principais tipos de cetona, na corrente sanguínea.

3- Você está perdendo peso

Um dos principais modos de analisar o sucesso da cetose é verificar a perda de peso, tanto de curto quanto de longo prazo, após o início da dieta cetogênica.

Esse é um sinal comum de todas as dietas que fazem restrição do consumo de carboidratos, que podem promovem diversas modificações metabólicas no organismo.

A perda de peso dentro das primeiras semanas, que acontece de forma mais rápida, é proveniente da perda de líquidos e de carboidratos que estão armazenados no corpo na forma de glicogênio.

Após as primeiras duas semanas, o ritmo da perda de peso diminui, mas tudo o que será perdido agora será, principalmente, gordura corporal, desde que você permaneça na dieta de forma correta.

4- Você sentirá aumento da energia a longo prazo

Ao iniciar uma dieta restritiva de carboidratos, como é o caso da dieta cetogênica, a maioria das pessoas relata cansaço físico e mental, sensação de mal-estar e até enjoos e náuseas.

Entretanto, a longo prazo o estado de cetose leva ao caminho inverso, com o aumento da energia e do bem-estar.

O cansaço inicial trata-se apenas da adaptação fisiológica do organismo que está modificando sua principal fonte energética.

Até que o organismo acostume-se a utilizar as cetonas como energia no lugar dos carboidratos, pode levar algum tempo, que normalmente varia entre poucos dias e algumas semanas, você pode sentir esses sintomas.

Além de melhorarem a energia, o uso das cetonas como fonte de energia para o cérebro traz benefícios como aumento do foco, da memória e da função cerebral em geral.

5- Você sente menos fome

Quando você entra em estado de cetose, um sintoma muito comum é a redução do apetite.

É grande o número de pessoas que relata sentir menos fome quando está em uma dieta com restrição de carboidratos, principalmente a dieta cetogênica.

Essa redução da fome pode estar relacionada tanto aos efeitos das cetonas sobre o cérebro como também às modificações dos hormônios da fome e da saciedade.

Além disso, conta-se ainda o fato de quem está em uma dieta cetogênica fazer um consumo maior de gorduras e proteínas, que influenciam diretamente no aumento da saciedade por conta do maior tempo de trânsito gástrico.

6- Você sofre com mudanças/alterações digestivas

Um dos sintomas de que você entrou no estado de cetose são as alterações ou mudanças digestivas que ocorrem no seu organismo.

Como em uma dieta cetogênica o consumo de alimentos ricos em carboidratos é restringido, a presença das fibras também cai.

Isso pode levar a problemas digestivos dos dois extremos, como a constipação intestinal (ou prisão de ventre) até a diarreia.

É comum que essas alterações digestivas durem apenas no início da mudança e da entrada do organismo no estado de cetose.

Entretanto, para garantir que não haverá mais problemas relacionados a essa questão, é interessante garantir o consumo de alimentos pobres em carboidratos e ricos em fibras, como vegetais com baixo teor de carboidratos.

7- Você pode apresentar alterações no sono, como insônia

O último dos grandes sinais de que você está em estado de cetose é o surgimento de alterações no sono, especialmente nos primeiros estágios.

A redução dos carboidratos e início do uso de cetonas pelo cérebro como fonte de energia podem causar quadros de insônia ou de sono leve e perturbado no período de adaptação.

Felizmente, essas alterações melhoram com algumas semanas e a longo prazo o sono torna-se melhor para aquelas pessoas que estão em estado de cetose.

Conclusão

Como você pôde ver, é possível perceber se você entrou em estado de cetose total, ao adentrar em uma dieta pobre em carboidratos, apenas observando alguns sinais e sintomas característicos do seu organismo.

Alterações gastrointestinais, mentais e físicas em geral, como o cansaço e a perda de peso efetiva, demonstram claramente que o seu organismo modificou a fonte energética de carboidratos para as cetonas.

Gostou do artigo de hoje sobre sinais e sintomas de que você está em cetose?

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here