Resistência à Insulina: Entenda Tudo Sobre!

0
393
Resistência à Insulina: Tudo o Que Você Precisa Saber

A insulina é um hormônio responsável por controlar vários processos que há no nosso corpo. Porém, é comum ver pessoas com resistência à insulina. Essa resistência significa que as nossas células param de responder a esse tipo de hormônio. Ao contrário do que muitos pensam, essa condição é bastante comum.

Mas não se preocupe. É possível superar a resistência à insulina. Porém, antes de você entender como resolver esse problema, você precisa saber outras coisas. Nesse artigo você vai entender o que é insulina e como esse hormônio afeta o controle de glicose no nosso sangue. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é resistência à insulina?  

A resistência à insulina acontece quando a gordura corporal, as células dos seus músculos e fígado resistem ou ignoram o sinal que a insulina tenta repassar. A insulina tenta retirar a glicose do nosso sangue e colocar nas nossas células.

A glicose também pode ser chamada de açúcar no sangue. Ela é a principal fonte de combustível para o nosso corpo. A glicose pode ser obtida por meio de grãos, verduras, frutas, laticínios e bebidas que geram carboidratos.

Entendendo a resistência à insulina

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas. A sua função principal é equilibrar a quantidade de nutrientes que correm pelo nosso sangue. Além de retirar a glicose no nosso sangue, a insulina também prejudica o metabolismo de proteínas e gorduras.

Por exemplo, imagine que você comeu uma de suas refeições repleta de carboidratos. Com essa refeição, a quantidade de açúcar no sangue tende a aumentar. As células do pâncreas sentem e, consequentemente, liberam a insulina no sangue.

Depois disso, a insulina movimenta-se pela corrente sanguínea, “informando” para as células que há no nosso corpo que elas devem pegar açúcar do sangue. Isso faz com que o sangue fique com pouca quantidade de açúcar, fazendo com que esse açúcar entre nas células.

Isso é benéfico, uma vez que ter muito açúcar no sangue pode ocasionar efeitos tóxicos. Caso não seja tratado com urgência, a pessoa pode vir a óbito. Porém, alguns motivos fazem com que as células parem de responder à insulina.

Quando isso ocorra, o pâncreas tende a gerar mais insulina para que os níveis de açúcar do sangue diminuam. Esse ato pode ser desenvolvido durante um tempo, fazendo com que as células se tornem cada vez mais resistentes à insulina. Com isso, tanto os níveis de açúcar, como os níveis de insulina tendem a subir.

A resistência à insulina pode causar diabetes tipos 2. Essa doença chega a afetar mais de 9% da população em todo o mundo.

Mas, afinal, como saber se você tem resistência à insulina?

A resistência à insulina pode ser percebida por conta de diversos fatores relacionados a idade, peso, genética, tabagismo e sedentarismo. Abaixo você confere alguns sinais que podem significar que você tenha resistência à insulina.

Cintura grande

Alguns especialistas afirmam que o tamanho da cintura pode estar relacionado a resistência à insulina. Nas mulheres, uma cintura que mede cerca de 88 centímetros ou mais aumenta as chances de a pessoa ser resistente à insulina. No caso dos homens, a cintura vai medir cerca de 101 centímetros ou mais.

Sinais adicionais de síndrome metabólica

Alguns sinais de síndrome metabólica também podem estar relacionados a resistência à insulina. Confira abaixo quais são eles.

  • Triglicerídeos elevados
  • Colesterol HDL
  • Pressão alta
  • Açúcar alto no sangue
  • Alto teor de açúcar no sangue em jejum

Manchas escuras na pele

Caso a resistência à insulina esteja em um nível avançado, pode ser que o indivíduo desenvolva manchas escuras na pele. Essas manchas podem aparecer na parte de trás do pescoço, joelhos, cotovelos, axilas e articulações.

A resistência à insulina também está relacionada a outras condições de saúde

A resistência à insulina pode existir sem nenhum outro problema de saúde, porém ela também pode se relacionar com outras doenças. Abaixo você confere algumas delas:

Resistência à Insulina: Tudo o Que Você Precisa Saber

Pré-diabetes

Caso o pâncreas se esforce para gerar insulina suficiente para enfrentar a glicose do corpo, o seu nível de açúcar na corrente sanguínea pode ficar alto. Com isso, você pode acabar desenvolvendo pré-diabetes.

Isso significa que o nível de açúcar do sangue que há no seu corpo é maior que o normal. Porém, não é alto o suficiente para que você receba o diagnóstico de ter diabetes.

Diabetes tipo 2

Caso o seu pâncreas não aguente a demanda para enfrentar a glicose do seu corpo, a pré-diabetes pode se agravar. Assim, ela se desenvolve e passa a ser diabetes tipo 2. A maior parte das pessoas diagnosticadas com pré-diabetes, desenvolvem diabetes tipo 2 em cerca de dez anos.

Síndrome metabólica

Essa não é uma única doença e sim uma série de condições que podem estar relacionados a resistência à insulina. Na verdade, são fatores de riscos que podem desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Os fatores de risco já foram explicados anteriormente.

Como prevenir ou reverter a resistência à insulina

Há várias formas de você reverter ou prevenir a resistência à insulina. As principais envolvem uma boa qualidade de vida. Ou seja, você deve ter um peso adequado, praticar atividades físicas regularmente e ter uma boa noite de sono.

Vale ressaltar que você não deve se confiar apenas nos exercícios físicos ou na dieta balanceada. Esses três elementos devem andar lado a lado para reverter ou prevenir o quadro. Por isso, tente levar uma vida saudável, agradável e feliz para que você não tenha o problema.

Se você não gosta de praticar atividades físicas na academia, procure outras formas de se exercitar. Você pode fazer caminhada ou praticar algum esporte. O mesmo vale para a alimentação. Não se obrigue a comer o que você não gosta. Acredite: você pode ser saudável sem deixar de lado o seu bem-estar e os seus desejos.Espero que esse artigo tenha sido útil e que você tenha aprendido mais sobre o que acontece ao organismo de quem tem resistência à insulina. Até mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here