Ovo Branco ou Ovo Marrom: Qual é a Diferença e Qual Deles é Melhor?

Ovo Branco ou Ovo Marrom: Qual é a Diferença e Qual Deles é Melhor?

Você sabe qual a diferença entre o ovo branco e marrom? Provavelmente, você sabe que os ovos são uma fonte maravilhosa de proteínas e que seu consumo traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Mas o que queremos saber é: como você escolhe os seus ovos quando vai fazer compras? Você tem alguma preferência por tamanho? Ou você escolhe apenas pela cor? Na hora de escolher os ovos, muitas pessoas optam pelos ovos marrons por considerarem eles mais saudáveis e naturais do que os brancos.

Outras preferem os ovos brancos porque acreditam que eles são mais limpos e saborosos. Mas, afinal, quem está certo nessa história? Qual a diferença entre o ovo branco e marrom? Qual o melhor para ser consumido? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo desse artigo. Confira!

Qual é a Diferença entre o Ovo Branco e Marrom?

Além da coloração, a única diferença entre o ovo branco e o ovo marrom é o preço. Como muitas pessoas acreditam que o ovo marrom é mais saudável, ele acaba se tornando um pouco mais caro.

Porém, o que acontece é que a casca do ovo não influencia em nada na composição nutricional desse alimento. Tanto o ovo branco, como o ovo marrom são igualmente saudáveis e contém várias vitaminas, proteínas e minerais de alta qualidade. Em resumo, são aproximadamente 80 calorias por unidade.

Mas, isso não significa que os ovos possuem o mesmo gosto. Desde a década de 1960, o que se sabe é que quanto mais fresco for o ovo, mais saboroso ele deve ser.

Por Que Existem Ovos com Colorações Diferentes?

Agora que você sabe qual a diferença entre o ovo branco e marrom, você deve estar se perguntando porque há colorações diferentes. A resposta para essa pergunta é bem simples. Existem colorações diferentes porque a coloração do ovo vai depender da raça da galinha.

A galinha Legorne, que tem bico amarelo, penas brancas, crista e face vermelhas põe ovos brancos. Já a galinha Sex Link que tem penas marrons, bota ovos marrons.

A regra não é 100% perfeita. Mas no geral, galinha de penas brancas vão colocar ovos brancos e galinha de penas marrons vão colocar ovos marrons. Além disso, a alimentação da galinha não vai influenciar na cor da casca. Porém, pode influenciar na cor da gema.

Apenas para você saber: galinhas caipiras que são alimentadas com milho, colocam ovos com uma gema de amarelo mais intenso, quase vermelha. As galinhas da granja colocam ovos com uma gema mais clarinha, uma vez que a sua alimentação possui menos nutrientes.

Por Que os Ovos Marrons São Mais Caros que os Ovos Brancos?

Além das pessoas acharem que eles são mais nutritivos e assim, o preço fica mais caro, há outro motivo para encarecer o valor do ovo marrom. O valor do ovo marrom se torna mais caro por causa do tamanho da galinha que os põe.

Galinha com penas vermelhas tendem a ser mais pesados que galinhas de penas brancas. Isso acontece porque as galinhas de pelagem vermelha comem mais, assim, os custos finais de produção são maiores. E por isso, o ovo marrom se torna mais caro.

Fatores que influenciam na qualidade do ovo

A cor da casca não influencia em nada na qualidade nutricional do ovo. Mas, algumas pesquisas mostram que ovos de galinhas caipiras possuem 3 vezes mais vitamina D do que as galinhas de granja.

- Anúncio -

Além disso, galinhas que consomem uma dieta rica em ômega-3 e vitamina D, tendem a colocar ovos mais nutritivos. Com base nisso, não adianta comprar ovos por causa do seu preço. O que importa, realmente, é a alimentação da galinha. No caso, as caipiras se alimentam melhor.

Agora você sabe qual a diferença entre o ovo branco e marrom. Não precisa mais se basear pelo preço ou pela cor quando for comprar ovos da próxima vez. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here