O Que é Jejum Intermitente? Explicação Simples

Uma nova forma de fazer dieta chamada de jejum intermitente está se tornando a mais famosa tendência de saúde e do mundo fitness.

Ela intercala períodos de jejum e de alimentação.

Muitos estudos mostram que isso pode causar perda de peso, melhorar a saúde metabólica, proteger contra doenças e ter uma longevidade maior.

Esse artigo explica o que é jejum intermitente e porque você deveria se importar.

O que é jejum intermitente?

Jejum intermitente é uma forma de alimentação na qual você ciclo períodos de alimentação e de jejum.

Não necessita uma alimentação de alimentos obrigatórios, mas quando você deve come-los.

Existem diferentes métodos de jejum intermitente, mas todos dividem o dia ou a semana em períodos de jejum e de alimentação. 

A maioria das pessoas já jejuam diariamente, enquanto dormem. Jejum intermitente pode ser muito simples apenas deixando esse período maior.

Você pode fazer isso pulando o café da manha, fazendo a sua primeira refeição na primeira hora da tarde e a ultima as 20:0h.

Dessa maneira você esta jejuando por 16 horas a cada dia e se alimentando por 8 horas. Esta é a forma mais popular de jejum intermitente, mais conhecida como 16/8.

Diferentemente do que você deve estar pensando, jejum intermitente é muito fácil de fazer. Muitas pessoas falam que se sentem melhor e tem mais energia durante um jejum.

Fome não é um grande problema, no entanto pode ser difícil de lidar no começo, enquanto o seu corpo está se acostumando com o fato de ficar sem alimento por longos períodos de tempo.

Nenhum alimento é permitido durante o jejum, mas você pode beber água, café, chás e outras bebidas não-calorias.

Alguns protocolos de jejum intermitente permitem pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o jejum.

Utilizar suplementos é permitido durante o jejum, desde que não contenham calorias.

Resumo:

Jejum intermitente é um protocolo de alimentação que você cicla entre períodos de jejum e de alimentação. É uma tendencia fitness muito popular com bastante pesquisa envolvida.

Porque Fazer Jejum?

Animais e humanos também ficam em jejum instintivamente quando estão doentes.

Não há nada de errado no jejum, e nossos corpos tem a capacidade de lidar com períodos prolongados de jejum.

Todos os processos que acontecem dentro dos nossos corpos mudam quando não comemos a algum tempo, a fim de permitir que fiquemos vivos durante o período de fome. Hormônios, genes e reparos celulares são alterados.

Quando estamos em jejum, os níveis de açúcar e insulina são rebaixados drasticamente. De outra forma, os hormônios do crescimento humano tem um aumento gigantesco.

A maioria das pessoas fazem jejum intermitente para perder peso, pois é uma maneira simples e eficaz de restringir calorias e queimar gordura.

Outras pessoas utilizam esse método pelos benefícios metabólicos para a saúde, pois podem reduzir diversos fatores de risco e melhorar a saúde.

Também existem estudos que apontam que o jejum intermitente pode fazer uma pessoa atingir a longevidade. Estudos com ratos mostraram que o jejum intermitente prolonga a expectativa de vida da mesma forma que a restrição calórica.

Algumas pesquisas também apontam que ele pode ajudar a proteger contra doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer e outras.

Muitas pessoas gostam de viver utilizando o método de jejum intermitente.

É um “truque” que torna a sua vida mais simples, enquanto melhora a sua saúde. Quanto menos refeições você fizer, mais simples será a sua rotina.

Não ter que comer de 3 a 4 vezes por dia economiza muito tempo.

Resumo:

Seres humanos já são adaptados a jejuar. Pesquisas modernas mostram que o jejum intermitente possui benefícios para perda de peso, saúde metabólica, prevenção de doenças e pode providenciar uma maior longevidade.

Maneiras de Fazer o Jejum Intermitente

O jejum intermitente se tornou uma tendência nos últimos anos, e muitos métodos surgiram.

Aqui estão alguns dos mais populares:

  • Rotina 16/8: Muito chamado de protocolo Leangains, esse método faz você pular o café da manhã e restringe seu período diario de alimentacao por apenas 8 horas, por exemplo, do meio dia às 20:00h. Assim sendo, você jejua por 16 horas seguidas.
  • Comer-Parar-Comer: Essa rotina requer o jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana.
  • A Dieta 5:2: Nessa rotina, você consome apenas 500 a 600 calorias em dois dias por semana (não consecutivos), mas come normalmente nos outros 5 dias da semana.

Mas existem muitas outras variações. 

Pessoalmente eu prefiro o método 16/8 (mais conhecido como LeanGains) porque eu acho mais simples e fácil de fazer.

De fato, eu sempre me alimentei dessa maneira. Normalmente eu não tenho fome de manhã, minha primeira alimentação é sempre as 13:00.

Então eu faço a minha última refeição entre as 18:00h – 21:00, dessa maneira eu jejuo por cerca de 16 horas.

Resumo:

Existem muitos protocolos de jejum intermitente. Os mais conhecidos e populares são o protocolo 16/8, Comer-Parar-Comer e a dieta 5:2

Mensagem Final

Desde que você continue se alimentando de maneira saudável, restringindo o seu horário de alimentação e jejuando de vez enquanto pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.

É uma maneira efetiva de perder gordura e melhorar a sua saúde metabólica, enquanto deixa a sua vida mais simples.

Você pode aprender muito mais sobre o jejum intermitente aqui: Jejum Intermitente: Um Guia Completo para Iniciantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here