15 Coisas que Acontecem Com o Seu Corpo Quando Você Toma Refrigerante

É de conhecimento de muitos que o consumo do refrigerante, principalmente em excesso, não oferece benefícios nenhum à saúde. E além de não trazer benefícios, ainda agrava os riscos de doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade.

Isso porque a bebida é gaseificada, com alto teor de acidez, e não possui nenhum valor nutricional importante. Além disso, os refrigerantes contêm excesso de cafeínas, conservantes, corantes e níveis exagerados de açúcar ou adoçantes artificiais.

E embora os refrigerantes sejam uma saída rápida e gelada, principalmente para um dia de calor, por causa de todos esses excessos citados acima, a bebida é responsável por efeitos altamente prejudiciais no corpo no mesmo momento em que é consumida.

Em curto ou a longo prazo, a bebida será capaz de desorganizar todo seu fluxo metabólico.

Em pouco tempo, a bebida consegue prejudicar a pressão, levar embora os nutrientes essenciais e acumular gordura.

Por isso, o recomendado mesmo é tomar um suco de frutas e muita água.

Veja os 15 efeitos (a longo e a curto prazo) que o consumo do refrigerante pode trazer ao seu corpo:

1Acúmulo de Gordura

Todos sabemos que o refrigerante é responsável pelo acúmulo de gorduras no corpo, graças à alta ingestão de calorias e açúcares presentes na bebida. Só para se ter uma ideia, em uma lata de 350 ml da bebida, a taxa de açúcar alcança pode alcançar cerca de 40 g (equivalente a 10 colheres cheia de açúcar), o que faz com que apenas essa latinha tenha 140 calorias.

Refrigerantes também são ricos em xarope de milho. Um estudo realizado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as bebidas que contêm xarope de milho, que é rico em frutose (presente em muitos refrigerantes) estão associadas à obesidade.

2Refrigerantes Diet Também Ajudam no Ganho de Peso

Um estudo mostrou também que as pessoas que bebiam refrigerante diet adquiriam quase três vezes mais gordura abdominal do que aquelas que não bebiam nenhum tipo de refrigerante.

Pesquisadores então confirmaram que o consumo desses adoçantes artificiais induz a pessoa ao desejo exagerado de açúcar, o que faz com que elas consumam mais calorias do que o recomendado.

3Seu Pâncreas é Forçado a Trabalhar de Maneira Excessiva

Esse malefício é a curtíssimo prazo. Apenas 20 minutos de tomar refrigerante, os altíssimos níveis de açúcar no sangue obrigam o pâncreas a aumentar a produção de insulina, que é o hormônio responsável pela absorção do açúcar. Com os níveis de açúcar em excesso, ocorre um desiquilíbrio na insula e o pâncreas fica sobrecarregado.

Sem falar, é claro, que o desequilíbrio nas taxas de insulina e glicose no sangue são fatores que causam ou agravam quadros de diabetes.

4Fígado Sobrecarregado

A função do fígado é metabolizar grande parte das substâncias que ingerimos. 20 minutos depois que tomamos refrigerante, o nível de açúcar no sangue chega ao pico máximo, o órgão fica sobrecarregado por causa do excesso de glicose, ácido fosfórico, além de outras substâncias altamente tóxicas da bebida. Com isso, o fígado metaboliza o açúcar em gordura para se livrar o quanto antes dessa alta taxa de glicose. E o resultado é o ganho de gordura.

5Aumento da Pressão Sanguínea

40 minutos depois de ingerir refrigerante, o organismo já vai ter metabolizado toda cafeína presente na bebida, de modo que o excesso de cafeína causa um aumento na pressão sanguínea, e o fígado responde a esse excesso jogando mais açúcar na corrente sanguínea;

6O Excesso de Cafeína Também Piora os Níveis de Pressão

Em apenas 1 hora, excesso da cafeína ingerida ultrapassa o recomendado para 1 dia inteiro.

Por causa disso, esse excesso pode nos deixar com tonturas. Porém isso não ocorre porque nosso corpo é inteligente e ‘bloqueia’ os receptores de adenosina presentes em nosso cérebro.

Embora isso seja um mecanismo de proteção, o resultado desse processo é prejudicial ao corpo.

Quando ocorre o bloqueio destes receptores, há um estímulo dos neurônios e uma constrição dos vasos sanguíneos de nosso cérebro, nos mantendo mais ‘acesos’. Nesse processo, a glândula suprarrenal é estimulada a disparar mais adrenalina no fluxo sanguíneo, resultado em taquicardia e o aumento da pressão.

7Oferece Riscos aos Ossos

Esse problema causado pelo consumo de refrigerante é a longo prazo. Acontece que 50 minutos de beber um ‘refri’, as altas doses de açúcar contribuem para o aumento de excreção do cálcio para a urina. Ou seja, você estará urinando todo cálcio que os ossos precisam.

A longo prazo, sua estrutura óssea sentirá falta desse cálcio.

8 Perda de Magnésio e Zinco

De modo que a cafeína é rica em propriedades diuréticas, ela acaba estimulando o volume de urina. O problema é que com o aumento da liberação de urina, ocorre também a eliminação dos minerais importantes para nosso corpo, como o zinco e o magnésio, essenciais para saúde de nossos músculos, bem como do coração.

9Dentes Mais Fracos

O mesmo processo que ocorre com os ossos também acontece com os dentes. A defasagem de cálcio expelido graças ao excesso de urina liberada também será prejudicial à saúde dentária.

Outro fator prejudicial para os dentes é o excesso de açúcar em contato com a estrutura dentária, o que pode causar cáries e outros problemas bucais.

10Aumenta o Risco de Colesterol

Com o excesso de açúcar transformado em gorduras saturadas no corpo, aumentam os riscos de colesterol.

Segundo alguns estudos, será preciso tomar bastante água para ‘organizar’ o organismo novamente depois do consumo do refrigerante.

11Enfraquece seu Sistema Imunológico

A longo prazo, por causa do excesso de substâncias tóxicas no organismo, açúcares, gorduras saturadas, o organismo vai dar todo espaço aos radicais, já que o sistema imunológico estará enfraquecido devido a essas substâncias nocivas.

12Problemas Como Gastrite

O excesso de acidez e gás presentes nas bebidas oferece danos às células gástricas, podendo causar azias, e gastrite. E se a bebida não for dispensada da dieta, e a gastrite não for tratada, pode evoluir para uma úlcera.

13Refrigerantes Causam Insônia

Graças ao alto teor de açúcar contido na bebida, o ciclo circadiano poderá ser a qualquer momento interrompido. E o resultado disso será a insônia.

14Refrigerantes São Responsáveis Pela Causa do Câncer

 Os corantes dos refrigerantes são os maiores responsáveis pelos riscos de câncer, já que são aditivos químicos altamente tóxicos para nossas células.

15Envelhecimento Precoce

Segundo alguns estudos, o consumo em excesso de fosfato (presente no refrigerante) causa o envelhecimento precoce de nossas células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here