Os 14 Melhores e Piores Alimentos para a Menstruação – Saiba quais

Medicamentos nem sempre são facilmente acessíveis como os alimentos que você já tem em sua geladeira e dispensa.

Para ajudar você a lidar melhor com os aspectos mais desconfortáveis e irritantes da TPM, bem como do período menstrual, reunimos aqui os alimentos que podem ajudar ou atrapalhar seus esforços de ter um período menstrual menos sofrido.

Falaremos de 7 alimentos que melhorar, e 7 alimentos que pioram os sintomas da menstruação.

Primeiramente, os 7 melhores alimentos para a fase menstrual

1Laranja

Graças à vitamina D e o cálcio presentes na fruta, a laranja é uma grande aliada ao alívio dos sintomas da TPM e da menstruação. Isso porque o mineral ajuda amenizar sensações de ansiedade e tristeza decorrentes dos hormônios liberados nessa fase.

Enquanto a vitamina D contribui para o equilíbrio das enzimas que estimulam a produção de serotonina, o neurotransmissor que ajuda regular o humor.

2Sementes de abóbora

Se o seu humor teve uma queda brusca por causa dos sintomas da TPM, a semente de abóbora vai ser extremamente útil para você.

Isso porque apenas uma pequena onça das sementes de abóbora é composta por 75% do magnésio recomendado para o seu dia, o que ajuda a combater a retenção de líquidos e melhorar os níveis de humor.

O nutriente também é responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos, além de aliviar dores de cabeças intensas.

3Melão

Se você estiver tendo dificuldades para vestir os jeans skinny que até há alguns dias entravam sem muito esforço, não se preocupe: você não ganhou peso! Nos dias que antecedem seu período da menstruação, seu corpo começa a armazenar sódio e excesso de líquidos.

E o melão é uma fruta que contribui para aliviar esses inchaços.

Uma pesquisa sugere que o alimento contém um composto chamado Cucumis melo, um diurético que ajuda a combater o excesso de líquido retido do corpo.

4Pipoca

Sim, você não leu errado! A pipoca é uma solução poderosa para os sintomas ligados ao humor durante o período da TPM e menstruação. Isso porque um grão inteiro de pipoca é rico em serotonina, o que ajuda a proporcionar sensações de relaxamento e bem-estar para o corpo.

O que você precisa é ficar atento à quantidade de sal colocado na pipoca, já que o condimento é responsável pelo inchaço e retenção de líquido no corpo.

5Açafrão

Se durante essa ‘indesejável visita mensal da mãe-natureza’, seus sintomas de depressão alcançam picos que você não tem disposição nem para sair do quarto, existe uma solução fácil e barata que pode ajuda-la: o açafrão.

Um estudo realizado pela British Journal of Obstetrics and Gynecology descobriu que o consumo da hortaliça pode reduzir significativamente os sentimentos de depressão causados pelos períodos menstruais.

Isso ocorre porque o açafrão também contribui para aumentar níveis de serotonina, ajudando a melhorar o humor, e oferecendo disposição e relaxamento para o corpo.

6Banana

Por ser uma fruta rica em vitamina B6, bem como potássio e magnésio, a banana é um alimento que ajuda a prevenir a retenção de líquidos que causam inchaço principalmente durante esses períodos.

7Feijão

O feijão é um alimento rico em uma grande concentração de magnésio. E como sabemos, esse composto ajuda a reduzir a retenção de líquidos, aumentando os níveis de serotonina, o hormônio responsável por proporcionar o bem-estar. Alguns estudos confirmam que mulheres que consomem alimentos ricos em magnésio não sofrem com os sintomas da TPM.

Confira agora os 7 piores alimentos para os sintomas do ciclo menstrual:

8Alimentos com excesso de sódio (sal)

O consumo de sal, principalmente em excesso, oferece diversos riscos à saúde. E na fase do ciclo menstrual não poderia ser diferente. Além de não trazer nenhum benefício para o corpo, o sal ainda poderá agravar os sintomas da menstruação. Isso porque ele é responsável por aumentar a retenção de líquidos no corpo, ocasionando inchaços e causando desconfortos.

Para substituir o consumo de sal, a dica é utilizar temperos naturais à base de ervas.

9Alimentos com excesso de cafeína

Refrigerantes à base de cola, e café, chá mate ou chá preto são as principais fontes de cafeína responsáveis pelo aumento de sintomas como ansiedade, e irritabilidade, que precisam ser controlados principalmente nesta fase.

Além disso, essas bebidas podem agravar dores nas mamas. Diversos desses produtos cafeinados também são ricos em sódio, um dos principais fatores do inchaço.

10Alimentos ricos em gorduras ruins

Pelo alto teor de gorduras presentes nestes alimentos, eles são responsáveis pelo excesso de peso acúmulo de gorduras ruins (LDL) no organismo, podendo agravar dores nas mamas, bem como as cólicas, dores de cabeça, e problemas cutâneos, tais como as acnes.

Por isso, evite ao máximo carnes fritas, manteiga, batata frita, ovos fritos, e outros tipos de frituras.

11Bebidas alcóolicas

Além de uma quantidade de açúcar prejudicial para o corpo, as bebidas alcóolicas induzem a perda de minerais e vitaminas responsáveis por inibirem os sintomas da tensão pré-menstrual.

12Arroz branco

O arroz branco, apesar de ser o mais popular em nossa culinária, pode ser prejudicial à saúde, principalmente no período menstrual. Ocorre que por passar por um processo de refinamento, esse alimento acaba aumentando o nível de açúcar no fluxo sanguíneo, interferindo em um processo hormonal equilibrado, e comprometendo principalmente o humor da mulher.

13Alimentos embutidos

Graças ao excesso de sódio presente nestes alimentos, eles acabam agravando o inchaço no corpo no período menstrual.

Além disso, alimentos embutidos são pobres de nutrientes importantes para que o corpo consiga manter o equilíbrio biológico.

14Chocolate

Chocolates fazem parte da lista de alimentos ricos em cafeína, o que faz com que sejam prejudiciais, principalmente no período da menstruação.

Graças ao excesso da substância, o consumo do chocolate pode elevar os níveis de ansiedade.

Por isso, se você escolheu ter um período menstrual menos sofrido, hora de repensar em seus hábitos alimentares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here