Veja por que é impossível parar a infestação de escorpiões no Brasil

E os perigos de receber esse visitante indesejado

Pesquisadores de São Paulo estão tentando alertar a população de todo o Brasil desde que os indícios da invasão começaram a aparecer em diversos centros urbanos do país, mesmo nas cidades densas com poucas áreas verdes em que algo assim não deveria estar acontecendo.

Confira aqui o depoimento de quem já se livrou dos escorpiões em casa

Os escorpiões preferem habitats quentes e secos, ou seja, as cidades brasileiras são perfeitas para isso. Perfeitas até certo ponto, porque elas não são o ambiente natural onde esses aracnídeos devem estar.

Com a expansão urbana em disparada, já era de se esperar que escorpiões – assim como diversas outras espécies – procurariam abrigo e comida dentro das cidades. Afinal, com a diminuição do território natural, o que nos resta é aceitar que os escorpiões e outros animais não tem opções, a não ser invadir as casas das pessoas.

Alguns invasores costumam carregar doenças, como é o caso de ratos, ratazanas, baratas e mosquitos. Outros, são perigosos por si mesmos, como os insetos venenosos. É este ponto que temos que observar para alertar a população.

O que mais preocupa quanto a invasão é o problema do risco de picadas de escorpião, que além de serem dolorosas, podem ser fatais principalmente para crianças, idosos e todos aqueles com um sistema imunológico que não consiga combater com sucesso o veneno.

E a história se complica quando estamos lidando também com os escorpiões amarelos – uma das espécies que mais incidem no Brasil e que possuem o veneno mais perigoso -, pois a fêmea amarela se multiplica sem a necessidade de um parceiro, através de um processo de reprodução único chamado partenogenética. Sendo assim, basta um para que a multiplicação desses insetos ocorra em um ambiente não propício, por exemplo: a nossa casa.

É tarde demais para impedir que a invasão se dissemine mais ainda pelas cidades brasileiras, pois assim como em diversos outros casos perigosos de saúde pública, o governo brasileiro não está apto para lidar com a granditude deste problema. Sendo assim, o que a população pode fazer é ter todo o cuidado com as possíveis picadas, pois há chances de que esses insetos peçonhentos passem a viver em nossas casas tão comumente quanto as formigas ou as baratas.

O que fazer em caso de picadas?

É necessário levar a vítima para o hospital mais próximo imediatamente, e se possível, também levar uma foto do escorpião em questão ou a descrição do mesmo – para que facilite e agilize o trabalho da equipe médica. E desde que não atrase a ida ao hospital, pode limpar a área afetada com água e sabão.

Se você mora com crianças, idosos ou pessoas com saúde debilitada, é necessário de antemão conferir quais hospitais da sua cidade disponibilizam soros anti escorpiônicos para tratar esses casos, tendo em vista que só a análise do profissional de saúde poderá indicar o seu uso em cada caso. Lembre-se que os soros não estão disponíveis em redes particulares de saúde.

A Dedetização dos escorpiões urbanos

O que se pode fazer é tentar impedir minimamente a entrada deles, selando suas portas e janelas, espaços abertos, buracos e frestas – além disso, ter uma atenção especial a entradas de bueiros, caixas e saídas de esgoto na sua residência pode evitar surpresas.

O Ministério da Saúde não recomenda que as pessoas utilizem pesticidas químicos em casa para combater escorpiões, isso porque os produtos de origens químicas hoje comercializados não possuem eficácia comprovada e o seu uso pode fazer com que os escorpiões saiam assustados de seus esconderijos, aumentando, assim, as chances de picadas nos moradores da casa.

Felizmente, as pessoas começaram a relatar pela internet a eficácia do combate aos escorpiões com o uso de um aparelho que emite sinais ultra sônicos, que são sentidos por insetos e outros invasores domésticos, os afastando do perímetro da casa. É um produto eletrônico que não faz uso de químicos e não precisa de uma aplicação direta, logo não assusta os insetos peçonhentos – sua finalidade é de espantá-los através da onda emitida, completamente inaudível por humanos e animais de estimação.

Pode ser uma boa opção para aqueles que não querem se arriscar com o descontrole da invasão de escorpiões e pretendem também se livrar de diversos outros invasores perigosos em suas casas – como ratos, baratas, mosquitos entre outros.

- Anúncio -

Confira aqui o depoimento de quem já se livrou dos escorpiões em casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here