Engravidar menstruada: É possível?

Engravidar menstruada: É possível?

A gravidez é o sonho de milhões de mulheres em todo o mundo, mas nem sempre elas estão no momento certo da vida para lidar com essa questão.

Sendo assim, a preocupação com a possibilidade de gestação aumenta e diversos métodos contraceptivos são usados, como pílulas e preservativos.

Uma dúvida que acomete muitas mulheres sobre esse assunto é se é possível engravidar menstruada.

Tendo em vista que muitas confiam-se em manter relações sexuais sem os devidos cuidados com seus parceiros nesse período por acharem mais seguro, é interessante deixar bem claro a possibilidade da concepção ocorrer.

Foi pensando nisso que eu resolvi trazer aqui esse artigo com algumas informações importantes sobre esse assunto.

Além de entender se é possível engravidar menstruada, você ainda ficará sabendo se há a possibilidade de que você menstrue durante a gravidez.

Acompanhe o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema!

Gravidez e menstruação: entenda a relação

O que é a menstruação (ou período menstrual)?

A menstruação nada mais é do que um processo de descamação das paredes internas uterinas, quando não há a fecundação do óvulo por um espermatozoide, promovida por estímulos hormonais.

Com isso, todo esse conteúdo da superfície do endométrio é excretado pela vagina, juntamente com alguma quantidade de sangue.

A mulher passa pela menstruação todos os meses a partir, em média, dos 12 anos, quando ocorre a menarca (primeira menstruação) até a meia idade, quando ocorre a menopausa.

A menstruação ou período menstrual, como também é conhecida, é uma das fases do ciclo reprodutivo da mulher que ocorre todo mês.

Esse ciclo reprodutivo é composto por quatro fases e ocorre com o objetivo de preparar o corpo da mulher para a gravidez.

As fases do ciclo reprodutivo são fase pré-ovulatória, ovulação, fase pós-ovulatória e menstruação.

A fase pré-ovulatória é quando ocorre o crescimento da parede interna do útero e o desenvolvimento do óvulo.

Na fase da ovulação, que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, a mulher entra na fase fértil e aí é que há mais chances de ela engravidar.

A fase pós-ovulatória é quando o óvulo desenvolvido não é fecundado pelo espermatozoide, ocorrendo a sua morte após até 24 horas.

Por fim, quando o óvulo não é fecundado e a parede interna do útero descama, ocorre a menstruação, com a expulsão desse óvulo degradado.

Muita gente ainda confunde a fase menstrual (ou período menstrual ou menstruação) com o ciclo reprodutivo feminino, daí a grande confusão sobre se é possível ou não engravidar menstruada.

Mas enfim, é possível engravidar menstruada?

A resposta para essa pergunta é bem simples e curta, e é não, não é possível engravidar menstruada, nem no primeiro nem no último dia da menstruação.

A gravidez ocorre quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide, nas tubas interinas, implanta-se na cama interna uterina, também conhecida como endométrio, já como um embrião.

Como você viu, a menstruação ocorre quando a parede do útero está descamando, portanto não é possível que o embrião consiga encontrar condições propícias para implantar-se nessa região durante a fase menstrual.

Além de tudo isso, durante o período da menstruação a mulher já passou pela ovulação e só entrará de novo nessa fase dentro de 14 dias, portanto, não há sequer um óvulo para ser fecundado pelo espermatozoide.

A grande confusão que se faz é porque, como foi dito anteriormente, muitos confundem as nomenclaturas e acreditam que a fase menstrual e o ciclo reprodutivo são a mesma coisa.

Dentro da menstruação não há como ocorrer a fertilização, mas dentro do ciclo reprodutivo como um todo, há sim a possibilidade da mulher ser fertilizada, que é durante o período da ovulação.

Por que algumas mulheres dizem que engravidaram menstruadas?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre algum caso em que uma mulher afirma que engravidou durante a menstruação.

Essa é uma afirmação equivocada e que pode ser ocasionada por algumas situações corporais que são confundidas com o período menstrual.

Quando uma mulher sofre algum sangramento vaginal fora do normal, este pode ser confundido com a menstruação, o que não é.

Um sangramento anormal de curta duração, por exemplo, pode ocorrer por conta da implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide (ovócito) no endométrio.

Existem também alguns distúrbios hormonais que podem levar a um sangramento anormal durante o período da ovulação, em que a mulher está no seu auge fértil, e que são confundidos com a menstruação.

Nesses dois casos, a mulher associa o início da gravidez, que é quando ocorre o sangramento, com o período da menstruação, o que causa o mito de que é possível engravidar menstruada.

E o contrário, é possível menstruar grávida?

Com tudo o que você aprendeu até aqui sobre o ciclo reprodutivo, ovulação e menstruação, dá para ter uma ideia de qual a resposta para essa pergunta.

Uma mulher que está grávida não menstrua, apesar de também ocorrerem situações em que um sangramento na gravidez é confundido com menstruação.

Diferentemente do que ocorre quando o óvulo não é fecundado e é excretado do corpo da mulher pela menstruação, quando o óvulo é fecundado os níveis hormonais aumentam (progesterona e estrogênio).

O aumento hormonal faz com que o útero da mulher, em especial a parede interna (o endométrio), aumente de tamanho para preparar-se para receber o futuro embrião.

Nesse caso, não há a menstruação, pois ela só ocorre quando a parede uterina descasca, o que não ocorre com o óvulo fecundado.

Quando o embrião já está desenvolvendo-se na parede uterina, o corpo da mulher começa a produzir o hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), que possível diversas funções, em que uma delas é não deixar que a gestante ovule mais.

Dessa maneira, como ela não ovula, não há mais também a chance de que o ciclo reprodutivo ocorra e não há a descamação do útero, que está trabalhando para a manutenção do bebê no momento.

Caso você esteja grávida e apresente algum sangramento vaginal, é importante que saiba que não se trata de uma menstruação e que um médico deve ser procurado.

De uma forma geral, os sangramentos vaginais durante a gravidez são benignos, não trazendo nenhum risco à gestante e ao seu bebê.

Podem ocorrer sangramentos vaginais sem relevância ou perigo durante a gestação após a mulher passar por um exame ginecológico ou após ela ter relações sexuais com o parceiro.

O sangramento é motivado pela sensibilidade tanto do órgão sexual (vagina) quanto do próprio útero, tendo em vista as alterações que ocorrem no corpo da mulher.

Já os sangramentos que podem acarretar em preocupações e cuidados especiais durante a gestação são aqueles promovidos pelos quadros conhecidos como descolamento da placenta de forma prematura e a placenta prévia.

Nesses dois casos específicos, que costumam ocorrer após a 20ª semana (4º mês de gravidez), um profissional deve ser procurado imediatamente.

Conclusão

Como você pôde ver aqui no artigo, é impossível uma mulher engravidar menstruada, assim como também não há a possibilidade de que ela menstrue durante a gestação.

Qualquer sangramento durante a gestação deve ser acompanhado por um profissional ginecológico, mas quase todos são benignos e não acarretam riscos.

Quanto a alguém dizer que engravidou quando estava menstruada, você já sabe a resposta para essa confusão muito comum.

Gostou do artigo de hoje sobre se é possível engravidar menstruada?

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here