Como Superar a Separação? Veja Nossas Dicas!

Como Superar a Separação? Veja Nossas Dicas!

Ao entrar em uma relação, todo mundo espera viver bons momentos e também que o relacionamento dure “para sempre”.

Afinal, ninguém entra em uma relação acreditando que ela um dia chegará ao fim, mas sim que irá perdurar por muitos anos até a constituição de uma família (e ao famoso “até que a morta os separe”).

Entretanto, atualmente é cada vez mais comum a rotatividade em relacionamentos, com o período entre o início e o fim ficando menor.

Separar-se, não importa o tipo de relação em questão (namoro, noivado, casamento), sempre é uma situação muito difícil para qualquer pessoa.

Tanto faz qual das duas partes deu fim ao relacionamento, sempre existe uma enorme quantidade de emoções que devem ser enfrentadas (algumas mais fáceis, outras mais difíceis e duradouras).

Apesar disso, sabemos que é bem mais complicado quando a pessoa foi deixada, pois os sentimentos de frustração, de impotência e de pouca confiança em si acabam tomando conta.

Entretanto, existem algumas atitudes que você pode tomar, tanto a curto quanto a longo prazo, para que consiga recuperar-se de um fim de relacionamento e torne mais fácil a tarefa de superar a separação.

Dessa forma, você conseguirá voltar a confiar novamente em outras pessoas, conseguindo entrar em novos relacionamentos e amar sem traumas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como é possível superar a separação?

Então acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Dicas para superar a separação

Dica 1: Expresse todas as suas emoções para poder seguir em frente

Ao lidar com o término de uma relação, muitas pessoas acabam retraindo as suas emoções para conseguir lidar melhor com o momento e a situação.

Entretanto, isso é o pior que você pode fazer para recuperar-se de um rompimento, pois esses sentimentos sufocados uma hora irão fazer você “explodir”.

Dessa forma, a melhor coisa a se fazer é expressar todas as suas emoções para que seja possível superar a separação.

Você precisa reconhecer tudo o que está sentindo, principalmente porque acontecerão momentos de altos e baixos durante esse período.

- Anúncio -

As sensações de traição, tristeza dor, frustração, vergonha, rejeição, choque, luto e medo são muito comuns, especialmente logo após o rompimento.

Com o tempo, você passará para a parte da negação, seguida pelo alívio e a aceitação, que pode até vir imediatamente após o término do relacionamento.

Dica 2: Encontre-se (procure autoconhecimento)

É muito comum que as pessoas que estão em relacionamentos, de curto ou longo prazo (apesar de ser mais comum nos últimos casos), acabem preocupando-se tanto com a relação e a vida de casal que esqueçam de si mesmas.

Ao término de um relacionamento, um lado bastante positivo é a oportunidade de você voltar a encontrar-se, podendo realmente preocupar-se consigo mesmo novamente.

Esse é um excelente momento para que você possa se redescobrir, possa se auto explorar e possa praticar o autoconhecimento.

Faça algo que há tempos você desejava fazer, mas que vinha adiando por conta da vida a dois, como viajar para um lugar que sempre quis conhecer, começar um bom livro, uma nova série ou ir em novos restaurantes.

Tudo o que você puder fazer só será uma forma de conhecer-se melhor e perceber a sua própria independência, tornando mais fácil superar a separação.

Dica 3: Mantenha-se ativo socialmente

É muito comum que ao terminar um relacionamento, a tristeza, a dor e a vergonha acabem agindo de forma muito forte, fazendo com que você tenda a isolar-se.

Entretanto, nesses momentos é preciso, além de autoconhecer-se (como visto na dica 2) que você conte com o apoio de amigos e familiares, pois isso lhe ajudará a superar a separação.

O isolamento total, ainda mais em casa, tende a piorar a sua situação, até porque fará com que você reviva várias vezes o que ocorreu e o que poderia ter feito de diferente (algo que acaba corroendo as pessoas).

Ao estar próximo de pessoas amadas, você conseguirá esquecer o rompimento e mesmo desabafar sobre como está se sentindo no momento, como manda a dica 1.

Esse é uma situação em que você pode, inclusive, voltar a aproximar-se de antigas amizades que foram enfraquecendo-se ao longo do seu relacionamento, pois infelizmente isso é algo muito comum de ocorrer.

Sem o seu parceiro ali sempre presente, será possível reavivar velhas amizades que não receberam atenção suficiente durante o seu relacionamento.

Uma boa também é conhecer novas pessoas no quesito amizade, pois novos laços irão ajudar você a esquecer de vez o passado e a focar no futuro e em assuntos diferentes.

Entretanto, jamais utilize essa dica com a finalidade de conhecer novas pessoas de maneira romântica, tentando esquecer o antigo relacionamento que foi rompido, pois isso irá machucar você e a pessoa com quem se envolver.

Dica 4: Cuide da sua saúde mental

Durante o processo de rompimento, como visto até agora, você passa por muitos estágios e por uma confusão de sentimentos imensa.

Levando-se em conta que não há um período definido de quanto o tempo de “luto” pelo fim do relacionamento irá durar, você precisa cuidar para que essa fase seja reduzida e não traga muitos problemas a longo prazo.

Uma das principais preocupações deve ser cuidar da sua saúde mental, para que não haja consequências sérias com o processo de perda e a depressão pós-rompimento.

Estar ativo socialmente, como explicado na dica 3, é importante para manter uma boa saúde mental, bem como fazer viagens para lugares diferentes, como exposto na dica 2.

A prática de exercícios ou qualquer atividade que proporcione prazer também ajuda a diminuir as dores e as tristezas do fim do relacionamento.

Procure por algo que te faça feliz e te estimule a apreciar a vida, pois sua saúde mental agradecerá e será mais fácil para você superar a separação.

Dica 5: Cuide da sua autoestima e pratique o autocuidado

A sua autoestima, ao fim de um relacionamento, pode ficar extremamente baixa, ainda mais dependendo das circunstâncias em que se deu o rompimento (em casos de traição, ela é bem mais afetada).

Muitas pessoas, ao saírem de uma relação, parecem sentir como se tivessem perdido valor, como se não possuíssem mais qualidades e como se isso fosse sinônimo de fracasso.

Lembre-se sempre que você é a mesma pessoa de antes, não ficou menos inteligente, menos interessante ou viu sua beleza sumir porque agora está numa fase solteira.

Aproveitando a dica 3, esse é o momento para você aprender a se amar mais e resgatar velho gostos e preferências que tinha antes do início do relacionamento rompido.

Cuidar da autoestima passa pelos autocuidados necessários após o término de uma relação, pois você precisará cuidar de si mesmo antes de querer estar com alguém novamente.

Conseguindo promover um bom autocuidado a longo prazo, será possível que, no futuro, você consiga novamente adentrar em relacionamentos baseados em confiança.

Dica 6: Olhe sempre para o futuro…

Agora é a hora de novas aventuras, novos planos, nova vida!

Para superar a separação, você precisa olhar sempre para o futuro e encarar como será essa nova jornada.

De repente, toda essa mudança pode ser o pontapé que faltava para você sair da zona de conforto e procurar um novo emprego? Talvez mudar de profissão?

Se você morava com a pessoa com quem se relacionava, então procurar um novo lugar para viver é imprescindível nessa nova fase da sua vida!

Quem sabe ir morar em uma nova cidade não é a mudança que você tanto precisava na sua vida?

A perspectiva de novas oportunidades, novas surpresas e novos acontecimentos irão te ajudar a ver a luz no fim do túnel desse período nebuloso em que você está vivendo no momento.

Dica 7: …. E jamais para o passado

O passado serve para uma coisa importante ao fim de um relacionamento: para que você possa avaliar tudo o que viveu, ver onde acertou e onde errou, para que cada vez melhore mais como pessoa e tire lições para futuros relacionamentos.

Fora isso, deixe o seu passado para trás e jamais foque no que aconteceu e no que poderia ter acontecido ou sido evitado.

Essas lições poderão ser usadas para outras relações no futuro, mas não servirão para apagar os erros que foram cometidos lá atrás.

Jamais coloque defeitos em si ou fique procurando vingança para a pessoa que te deixou, lembre-se sempre da dica 6 sobre olhar para o futuro, é lá onde a sua vida acontecerá.

Dica 8: Aprenda a confiar novamente

Um fim de um relacionamento, dependendo de como ocorreu, pode causar traumas suficientemente grandes para que você não queira confiar novamente em outra pessoa.

Quando alguém é traído, é normal que crie barreiras e mecanismos de defesas para evitar passar novamente pela mesma situação e reviver os mesmos sentimentos.

Entretanto, se você seguir essa linha, isso acabará fazendo com que nenhum relacionamento futuro tenha sucesso, sempre esbarrando no obstáculo da falta de confiança no outro.

Pode ser que leve algum tempo, mas você pode procurar estratégias para que seja possível construir novamente a confiança nas pessoas para que o seu próximo relacionamento seja tranquilo e feliz.

Dica 9: Cuidado com novos relacionamentos repentinos

Como já foi mencionado de passagem na dica 3, você precisa manter-se ativo socialmente após o rompimento, mas isso não significa tentar substituir o relacionamento que acabou por um novo.

Apesar de isso ser muito comum, como um mecanismo para aliviar a dor, entrar em um relacionamento logo após o rompimento de outro não é saudável e não irá ajudar você.

Pelo contrário, só causará mais sofrimento a pessoa com que você envolveu-se e a si mesmo, que se punirá por ter feito alguém sofrer sem motivo.

Dê tempo ao tempo antes de envolver-se novamente com alguém, utilizando-se de todas as dicas anteriores para tornar essa possível.

Após lamentar-se, curar-se e reerguer-se, você poderá, se desejar e estiver pronto, tentar novamente com outra pessoa.

Mas lembre-se: é preciso sempre superar a separação passada para embarcar em um novo amor.

Dica 10: Não tenha medo de procurar ajuda profissional

Muitas pessoas não podem contar com apoio familiar ou de amigos nesses momentos de tristeza por algum motivo, como morar em um país ou cidade distante.

Outras vezes elas até contam com bastante apoio de pessoas amadas próximas, mas só isso não é suficiente para que elas consigam superar a separação e tudo que decorre desse fato.

Dessa forma, elas podem acabar isolando-se e sofrendo com problemas psicoemocionais que afetam a sua saúde mental, podendo levar à depressão.

Sendo assim, se esse é o seu caso e você não está conseguindo superar tudo isso só, então talvez seja a hora de procurar ajuda profissional.

Infelizmente, mesmo com toda a evolução que a sociedade vem passando, as pessoas ainda apresentam muito preconceito quanto a contar com o auxílio de um terapeuta profissional.

Fazer terapia não é motivo nenhuma de vergonha, pelo contrário, é sinônimo de coragem para encarar e enfrentar seus problemas mesmo com medo.

O terapeuta verá sua situação sob uma perspectiva profissional, longe de qualquer sentimentalismo, e poderá te ajudar com muita mais facilidade e eficácia do que qualquer pessoa próxima a você.

Com as chamadas terapias de fala, o profissional irá orientar você sobre quais são os melhores caminhos a seguir durante as sessões, trabalhando bastante a superação e o entendimento das suas emoções.

Se seu objetivo é superar a separação, um terapeuta poderá deixar isso muito mais fácil para você.

Conclusão

Como você pôde ver, superar uma separação não é algo fácil e o rompimento pode trazer diversos prejuízos à vida de alguém, não só social mas também até a própria saúde (como o comprometimento da saúde mental).

Por isso, é importante que você siga as dicas dadas aqui nesse artigo sobre como superar a separação e o término de um relacionamento.

Seguindo tudo o que foi dito aqui, será muito mais fácil para você ultrapassar esse momento difícil e voltar a ser feliz novamente.

Gostou do artigo de hoje sobre dicas de como superar uma separação?

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here