Quando Procurar Um Psicólogo – 7 Sinais

0
129
7 Sinais de que é Hora de Você Procurar um Terapeuta

Se você notar algum dos sete sinais que mostraremos abaixo, é hora de procurar um psicólogo. Há quem pense que fazer terapia é sinal de fraqueza. Porém, essa é uma decisão corajosa e que pode ajudar você a se sentir melhor com situações do dia a dia e emocionalmente.

Afinal, os terapeutas são profissionais especializados em fornecer ferramentas para melhorar o seu bem-estar emocional e a qualidade da sua vida. Abaixo você confere os sete principais sinais de que é hora de você procurar um psicólogo.

Procure um Psicólogo se as Suas Habilidades de Enfrentamento Não Estiverem Funcionando de Forma Adequada

Essa é uma das principais razões para você procurar um psicólogo.

Quando isso acontece, normalmente, seus níveis de estresse ficam tão altos que você acaba entrando em crise. Se antes você costumava lidar com o estresse no trabalho, ótimo. Mas se isso vem mudando, é sinal para se preocupar.

Caso sua ansiedade se estenda para além de 5 horas por dia, então é hora de considerar procurar um psicólogo e iniciar um tratamento.

Você Passou por um Trauma e Não Consegue Parar de Pensar no Assunto

Uma separação, a perda de um emprego, a morte de algum ente querido na família. Essas e outras razões podem ser suficientes para você procurar ajuda de um psicólogo. Normalmente, as pessoas acreditam que essa sensação vai embora por si só. Mas não é bem assim.

Esses problemas podem fazer com que nos isolamos ou tenhamos dificuldade de concentração no trabalho. Se você acredita que está se sentindo assim, o ideal é que procure um psicólogo. Ele será a melhor pessoa para entender o que te afeta e auxiliar a mudar esses sentimentos.

Porém, caso você procure excessivamente seus amigos ou possui problema para dormir, também pode ser sinal de alerta. Procure um psicólogo e ele cuidará do seu caso, buscando formas de reverter a situação.

Você se Sente Desconfortável, Triste ou Sofre na Maior Parte do Tempo

Essas situações traumáticas podem causar problemas na vida da pessoa, fazendo com que o sofrimento comece a fazer parte da rotina. Até certo ponto isso é considerado normal. Por exemplo, depois de um dia ruim é normal que fiquemos tristes.

Porém, se isso começa a acontecer com frequência sem motivo aparente, é sinal de preocupação. Felizmente, essa tristeza e esse sofrimento podem ser superados com a ajuda de um psicólogo.

Você Está se Automedicando

A automedicação pode causar vários problemas e pode também tomar outras formas além de somente o uso de medicamentos. Você pode passar a abusar dos jogos, das comidas, das bebidas ou até mesmo das drogas.

Se você perceber que está recorrendo a essas técnicas, talvez seja melhor buscar ajuda de um psicólogo.

Você Não Consegue Enxergar o Futuro de Forma Clara

A falta de autoconhecimento e ausência de expectativas afetam bastante a motivação, fazendo com que uma pessoa se torne mais negativa. E isso pode, inclusive, atrapalhar o seu bem-estar geral.

Acredite: um psicólogo conhece as ferramentas necessárias para que você consiga reconhecer suas prioridades, talentos e vontades. Dessa forma, você consegue planejar melhor o seu futuro e deixa o passado para trás.

Seus Amigos Estão Sugerindo que Você Procure um Psicólogo

Caso seus amigos ou familiares falem com frequência que você precisa procurar um psicólogo, talvez seja necessário considerar. Normalmente, quem está de fora consegue perceber melhor nossas emoções. Se as pessoas ao seu redor se mostram preocupadas, que tal cuidar mais de si mesmo?

Você se Sente Desconectado Daquilo que Gostava de Fazer

Se a sua família, encontro com os amigos, passeios estão perdendo a graça, talvez seja a hora de procurar um profissional. Esse pode ser um sinal de que algo está errado, uma vez que você pode se sentir desiludido, desacreditado ou desconectado da sua rotina. A terapia pode auxiliar você a melhorar.

Agora você sabe quais são os sinais que o seu corpo e sua mente fornecem para que procure um psicólogo. Se você sente algum desses sintomas, busque um profissional. Até mais!  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here