7 Alimentos Aprovados por Nutricionistas Para Ser Uma Pessoa Saudável

É de conhecimento de muitos que, para ter um estilo de alimentação saudável, que ofereça qualidade de vida para um indivíduo, é preciso repensar nos hábitos culinários e adotar uma reeducação alimentar em sua rotina diária.

Para diversas pessoas, abrir mão das guloseimas e adotar uma rotina alimentar equilibrada é uma tarefa desafiadora.

Isto porque, pelo excesso informações invertidas as quais nosso cérebro é ‘obrigado’ a aceitar, fomos acostumados ao consumo de alimentos industrializados, com sabores exagerados (excesso de sódio ou açúcar) que não agregam nenhum valor nutricional para o nosso organismo.

Comece aos poucos a mudar seus hábitos alimentares

E se você quer começar a ter uma vida saudável, hora de mudar a alimentação.

O segredo é começar aos poucos, em pequenos passos, até que seja possível solidificar esse novo estilo de vida. Será preciso “reprogramar” a mente e desacostumar o paladar.

Vejamos um exemplo: Alimentos dietéticos não são deliciosos como os doces ou comidas altamente temperadas? Isso porque nosso paladar foi treinado desta maneira.

Se pensarmos no chá verde, muitos que estão em uma dieta – e também os que não estão fazendo dieta, mas querem manter o corpo saudável — não desejam de maneira alguma tomar esse chá, pelo fato de ser uma bebida amarga e com um sabor não tão agradável.

Entretanto, existem pessoas que, de tanto tomarem chá verde, conseguiram se acostumar e fazer da bebida uma grande ‘amiga’ da saúde.

Por isso, para ajudar você a tomar decisões inteligentes sobre o que comprar na próxima vez que for ao supermercado, separamos uma lista de alimentos que ajudarão a enriquecer sua dieta.

Confira esta lista de 7 alimentos saudáveis que vão dar uma turbinada em sua saúde.

Folhas verdes

Para começar, vamos falar das folhas verde-escuras, entre eles o espinafre, a couve, rúcula, alface, brócolis, agrião, entre outros. Segundo especialistas, esses vegetais são indispensáveis para uma dieta nutritiva.

Isto porque as folhas verdes são repletas de diversos nutrientes importantes dos quais o organismo necessita, além de terem baixos níveis de calorias.

Esses tipos de alimentos são ricos em nutrientes poderosos, tais como vitaminas A, vitamina C e vitamina K, além de cálcio, magnésio, ferro, potássio, e as fibras. Para ajudar ainda mais, a vitamina K otimiza a absorção do cálcio e do ferro pelo organismo.

Dentre os alimentos citados, a couve é uma das mais recomendada pelos nutricionistas. Isso porque suas folhas contêm diversos antioxidantes que favorecem a prevenção de doenças como câncer ou problemas cardíacos.

Além disso, a couve é um excelente ingrediente para o preparo de sucos detox, já que ela contribui para uma digestão saudável, assim como para o bom funcionamento hepático.

Peixes (assados ou grelhados)

Dentre as diversas substâncias essenciais presentes no peixe, podemos destacar o ômega-3 e as proteínas.

O ômega-3 é considerado um ácido graxo de extrema importância para a saúde, já que ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) do corpo e a prevenir doenças cardíacas.

O ômega-3, junto com o fósforo e o cálcio, serão também essenciais para saúde cerebral, já que contribuem para a prevenção de doenças neurológicas, como mal de Alzheimer.

Já as proteínas do peixe são altamente úteis para saúde muscular, além da saúde capilar e cutânea. E para finalizar, elas também são importantes no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho

O alho é considerado por muitos como um anti-inflamatório natural.

Segundo alguns estudos, o alho contém um fitoquímico de nome alicina. Esse composto é rico em diversas propriedades medicinais, sendo responsável por combater vírus, bem como bactérias e fungos. Por isso, o alho é excelente na prevenção de gripes e resfriados. 

Além disso, o alimento também é bastante conhecido por contribuir com a redução dos níveis de colesterol e pressão, favorecendo a saúde do coração.

Para aproveitar todos os benefícios presentes no alho, especialistas indicam que o alimento seja consumido fresco, amassado, mas não cozido por mais de 10 minutos, já desta forma a alicina perde sua potência de ação para a saúde.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta cítrica que não pode faltar em uma dieta saudável, principalmente porque ela favorece a perda de peso e auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

Isso se dá ao fato de que o abacaxi é rico em vitaminas e minerais importantes para nossa saúde. Além disso, as fibras presentes no alimento ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia no sangue.

E a vitamina C, encontrada em abundância na fruta, contribui para o fortalecimento de nosso sistema imunológico, fazendo do abacaxi um anti-inflamatório natural.

Limão

O limão é uma fruta cítrica bastante popular na culinária brasileira.

Segundo alguns especialistas, o limão é importante para a saúde digestiva, e do sistema imunológico, além favorecer a saúde e beleza dos cabelos e da pele.

Isso ocorre porque vitamina C presente no limão ajuda na produção do colágeno, além de proteger a pele de danos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e por doenças como câncer.

Os nutrientes contidos nessa fruta ainda contribuem no aumento do bom colesterol (HDL) e na redução de inflamações.

Uma dica para uma excelente digestão: Espremer o sumo de um limão em um copo d’água e beber durante o dia.

Amêndoas

Amêndoas são excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas, consideradas gorduras benéficas para o corpo.

Além disso, o alimento é rico em vitamina E, que também ajuda a proteger o coração contra doenças cardíacas.

No alimento também é possível encontrar manganês, o mineral essencial para o bom funcionamento de nossos órgãos, nervos e músculos.

E a amêndoa também é responsável por regular os níveis de açúcar e colesterol no fluxo, reduzindo a glicemia e a pressão arterial.

Chás à base de ervas

Chás naturais a base de ervas, principalmente o chá verde, são bebidas importantes para manter uma dieta nutritiva. Além de diversas vitaminas, chás naturais contêm antioxidantes, minerais e propriedades emagrecedores provenientes das ervas com as quais eles são preparados.

Por isso é importante agregar os chás em uma rotina alimentar saudável.

Uma boa dica é fazer como os ingleses: chá da tarde sem açúcar e quente, excelente para o organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here