12 Sinais de que Você Precisa Mudar a Dieta

0
563

Você sabia que nosso corpo nos envia sinais a todo momento de que algo está certo ou errado em nossos hábitos de vida? Veja como nosso organismo pode nos avisar sobre a necessidade de mudar a dieta.

Não há dúvidas, nosso corpo é uma máquina perfeita, capaz de nos enviar sinais de que algo está certo, ou errado. E alguns destes sinais podem estar relacionados a uma dieta pobre em nutrientes. Isso porque, mais do que muitos imaginam, nossa dieta tem uma grande influência no equilíbrio de nosso organismo.

Além disso, como é de conhecimento de muitos, nossa alimentação também influencia diretamente nos ganhos ou perdas de medidas de nossa forma física.

A influência da alimentação na saúde, beleza e qualidade de vida

O que você decide adicionar à sua dieta tem um impacto muito grande sobre sua vida, principalmente em seu corpo e mente: seu humor, sensações de conforto ou desconforto, sua produtividade, bem como na memória, saúde dos seus olhos e ossos, ganhos musculares, emagrecimento, e até mesmo na beleza de sua pele.

Por isso, é fundamental que se faça uma dieta com base em orientação profissional, médico, ou o nutrólogo, com o endocrinologista ou o nutricionista. Desta forma, erros comuns afetam o bom desempenho do seu corpo serão evitados.

Veja os 12 sinais de que chegou a hora de mudar a dieta

1. Apetite Descontrolado

Adotar uma dieta com base em um baixo consumo de calorias irá proporcionar também baixas taxas de açúcar no fluxo sanguíneo. E isso traz bruscas mudanças no humor, fazendo com que a pessoa fique mais ansiosa e o apetite se torne mais intensa.

Com isso, na hora de comer, o apetite descontrolado poderá comprometer os resultados da dieta.

2. Prisão de Ventre e Gases Frequentes

Se você está com inchaços, prisões de ventre, e sensações de gases de maneira constante, isto pode estar indicando uma dieta ruim. Muitas pessoas podem desconhecer o próprio metabolismo, e acabam adotando ingredientes que seu sistema digestivo tenha mais dificuldade para metabolizar. E o sinal de seu corpo sobre essa alimentação inadequada serão os sintomas descritos acima, resultados de uma digestão de má qualidade.

Para conhecer-se melhor sobre os alimentos que ‘casam’ com seu metabolismo, nada melhor do que consultar um especialista.

 3. Dor de Cabeça e Vertigem

Quando uma dieta é muito restritiva, o corpo pode dar um sinal de desnutrição através da hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue. Além dos sintomas de vertigem, dores de cabeça e fraqueza, a hipoglicemia pode levar a desmaios.

4. Desidratação

Uma dieta mal executada também pode ocasionar em uma desidratação. Isso porque, segundo especialistas, pode ocorrer da pessoa reduzir significativamente a quantidade de alimentos ricos em água, como por exemplo as frutas.

E com isso, ocorre a desidratação.

5. Irritação

Se você está fazendo uma dieta muito restritiva, saiba que seu corpo pode avisar sobre a falta de nutrientes importantes dos quais ele necessita. Por exemplo, como foi dito acima, uma dieta com baixos níveis calóricos faz com que as taxas de açúcar no fluxo sanguíneo fiquem também muito baixas, resultando quedas de humor, impaciência, cansaço e irritação.

6. Fraqueza

Uma dieta feita de maneira errada também pode ser a causa de sensações de fraqueza, já que geralmente ela restringe de maneira inadequada o fluxo de bons nutrientes para o nosso corpo.

Com isso, a fraqueza é um sinal de que o corpo precisa de nutrientes para se manter resistente.

7. Queda no Sistema Imunológico

Dietas erradas podem também limitar as vitaminas que o corpo precisa, principalmente para a saúde do sistema imunológico. E uma dessas vitaminas das quais o organismo precisa para fortalecer nossa defesa imunológica é a vitamina C.

Sem essa vitamina, o indivíduo fica mais suscetível a gripes, resfriados e outras doenças decorrentes da vulnerabilidade imunológica.

8. Problemas de Memória

Existem algumas substâncias que são importantes para saúde de nosso cérebro, principalmente para nossa memória funcionar de maneira eficiente. Dentre estas substâncias, podemos destacar a vitamina B12 (cianocobalamina). Dietas que restringem nutrientes podem ocasionar a deficiência dessa vitamina. E os resultados serão as falhas na memória.

9. Flacidez na Pele

Quando a dieta está sendo realizada de maneira inadequada, sem o nível de carboidrato do qual o corpo necessita, o organismo começa utilizar as proteínas musculares para suprir essa falta de energia. Então, ocorre a perda muscular e com isso, a flacidez na pele

Para prevenir que isso ocorre, é necessário que se consuma carboidrato nas proporções devidas (45 a 65% deste valor energético total), assim como proteínas compostas de altos valores biológicos.

10. Você Não está Emagrecendo

Você está fazendo dieta há um bom tempo, mas não vê os resultados desejados. Então sua dieta está errada. Ou você está exagerando nos alimentos, alimentando-se de maneira incorreta, ou a sua dieta está muito restritiva.

Caso seja a última opção, o corpo vai armazenar gorduras para manter a energia, em vez que gastá-las. E com o armazenamento de gorduras, não ocorre a perda de peso e a dieta terá resultados negativos.

11. Seus Cabelos Estão Caindo

Alguns nutrientes são essenciais. Entre eles, as proteínas, o ferro, o magnésio, cobre, e o selênio, além das vitaminas A, B, C e E. Essas substâncias não são importantes apenas para saúde do organismo, como também para a saúde capilar. Alguns vegetais e frutas são ricos em minerais e vitaminas que ajudam a promover o crescimento e a saúde dos fios.

12. Você Está Perdendo Massa Muscular

Se você está percebendo a perda de massa muscular durante sua dieta, é sinal de que ela está errada, dessa maneira é recomendável mudar a dieta. Isso ocorre porque quando a dieta restringe de maneira exagerada os carboidratos necessários para o corpo, nosso organismo que é muito inteligente, começa a utilizar as proteínas musculares para manter o nível de energia adequado.

Com isso, a gordura fica, mas os músculos se vão.

A dica para uma dieta bem-feita é sempre procurar uma orientação profissional. Desta forma, você irá prevenir que o corpo fique em defasagem de nutrientes e funcione de maneira saudável, mantendo principalmente sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here